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Faça uma análise de Escrituras de Compra e Venda
A análise de escritura de compra e de venda permite que você tenha mais segurança sobre o imóvel que está vendendo ou comprando
Ao comprar um imóvel, certamente, a concretização de um sonho está incluída. No entanto, é importante se organizar, ler e analisar toda a documentação que vem junto a esse sonho.
Afinal, se ela estiver incorreta, o seu sonho também não é real, certo? Portanto, o ponto inicial é fazer uma análise de escritura de compra e de venda, a fim de certificar que a escritura está registrada.
De todo modo, essa é a função de um corretor de imóveis. Isso porque ele possui experiência e conhecimento na área, podendo analisar os documentos de um imóvel, seja ele usado, novo, financiado etc.
Vale ressaltar, aqui, que as taxas cobradas e toda a documentação variam conforme a forma que a transação foi feita; além disso, tudo pode variar de estado para estado. Veja como analisar a seguir!
Análise de escritura de compra e de venda: etapas
1. Taxas incluídas na negociação
Quando o imóvel é novo, há algumas taxas referentes a ele, são:
- Cessão de contrato;
- Taxa de obra.
2. Junte a documentação precisa
Os documentos de um imóvel irão se distinguir de acordo com o tipo de venda, com o tipo de imóvel e com a situação dele. Embora haja outros, vamos destacar os documentos essenciais para fechar a compra:
- Matrícula do imóvel atualizada;
- Certidão de situação fiscal/IPTU;
- Habite-se;
- Documentos pessoais;
- Declaração de débitos condominiais;
- Imposto de transmissão de bens Imóveis/ITBI;
- Registro de imóveis;
- Escritura pública;
- Certidão de ônus;
- Corretagem.
3. Verifique se o imóvel é de herança
Esse é um ponto importante, pois será necessária uma autorização de venda pelo Ministério Público.
É comum existir problemas quando há menores de idade envolvidos na herança. Também será preciso ter uma cópia autenticada do atestado de óbito, entre outras exigências.
4. Não deixe de distinguir escritura pública de registro público
A escritura pública trata-se de um documento que permite a formalização da venda de um imóvel. Apenas com ele é permitido criar um título para transmitir a propriedade do bem. A escritura remete a um contrato vigente de forma legalizada.
Já o registro público é o responsável por fazer a transferência definitiva da titularidade do imóvel ao comprador. Então, ele consegue estar à frente de todas obrigações referentes a essa titularidade, desde o IPTU até as contas de condomínio.
5. Certifique-se sobre o imóvel através do e-RIDFT e do CRI
Através desses dois endereços, é possível consultar as informações sobre o registro do seu imóvel.
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Além de fazer uma análise de escritura de compra e de venda, você pode elaborar uma com o auxílio de profissionais experientes!
Com experiência no ramo imobiliário, nós, da Oliveira Neves Advocacia, podemos garantir a transparência e a segurança de suas transações de imóveis.
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