Saiba como funciona o pedido de pensão alimentícia

Pedido De Pensao Alimenticia Tudo O Que Voce Precisa Saber Blog - Oliveira Neris Advocacia

Compartilhe nas redes!

Guia completo de pensão alimentícia

Embora seja um assunto conhecido, muitas pessoas ainda possuem dificuldades sobre como fazer o pedido de pensão alimentícia. Saiba agora como fazê-lo!

De antemão, o ideal é que o advogado esteja inteirado das novas atualizações sobre o pedido de pensão alimentícia, uma vez que esse é um tipo de direito que sofre muitas mudanças no decorrer dos anos.

Além disso, as pessoas também devem ter conhecimento de como funciona o processo, assim ficará mais fácil fazer o pedido. Continue a leitura e entenda!

Quem tem direito ao pedido de pensão alimentícia?

É comum as pessoas associarem o pedido de pensão alimentícia apenas a filhos com menos de 18 anos.

No entanto, o pedido de pensão alimentícia abrange mais do que crianças ou adolescentes. Dessa forma, é possível que parentes, cônjuges ou companheiros também entrem com o pedido de pensão alimentícia.

Contudo, o pedido de pensão alimentícia deve ser feito apenas mediante uma comprovação de que o beneficiário realmente precisa daquela renda para sobreviver.

Veja também: 

Como realizar o pedido de pensão alimentícia?

Antes de tudo, para realizar o pedido de pensão alimentícia, é necessário que o requerente seja acompanhado por um advogado e,  em alguns casos, um defensor público.

Quando a ação é consensual, é possível que um acordo homologado por um juiz seja feito. Assim, o beneficiário poderá ter um título executivo judicial para apresentar a pensão alimentícia.

Por outro lado, se a ação se tornar uma disputa judicial, é feita uma sentença onde o mérito do juiz é emitido.

Quais são as consequências para quem não paga pensão alimentícia?

São diversas as consequências que um alimentante pode sofrer, caso negue o pedido de pensão alimentícia. Entre eles estão: 

  • A negativação do nome, realizada pelas instituições financeiras de crédito (Serasa e Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC);
  • Penhora de bens para pagamento da dívida;
  • Prisão.

Por isso, o ideal é se atentar aos detalhes para garantir que todo o débito seja requerido e recebido.

Considerando a complexidade do tema, recomendamos que você procure o auxílio de um profissional de advocacia, pois ele irá te mostrar as melhores respostas para as suas dúvidas, bem como para as suas necessidades.

Oliveira Neris advocacia: procure quem entende do assunto!

Ao contratar um advogado especializado em direito de família e sucessões, é possível ter o auxílio para qualquer quadro que envolva acordos judiciais ou extrajudiciais.

Conosco, você terá auxílio em casos, como o divórcio até o pedido de pensão alimentícia. Dessa forma, não deixe de entrar em contato com o time da Oliveira Neris para saber como podemos te ajudar. 

Aguardamos você!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Tipos de sucessão

Tipos de sucessão e como aplicar cada uma deles

Quais são os tipos de sucessão e como são aplicados?  Cada um dos tipos de sucessão tem a sua finalidade, sendo importante entendê-los para o momento da aplicação. Saiba mais! A sucessão é um tema muito importante, principalmente para as

Aposentadoria Especial

Aposentadoria especial: você sabe quem pode pedir?

Conheça as principais regras ligadas à aposentadoria especial do INSS Será que você pode pedir aposentadoria especial do INSS? Leia o artigo que preparamos e conheça as regras! A aposentadoria especial é um assunto que causa muitas dúvidas a segurados

Recomendado só para você
Conheça o processo de adoção no Brasil e saiba como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top